Trabalho como psicoterapeuta desde 1982, me formei como psiquiatra em 1985 e desde então, venho tratando de pessoas com diferentes tipos de problemas, sejam eles: físicos, emocionais, mentais e ligados à relacionamento interpessoal.
Sempre pesquisei muito para incorporar ao meu trabalho várias técnicas e novos tratamentos na área da psicoterapia e psiquiatria.

Me iniciei como psicanalista e no final dos anos 80 participei do movimento da Psicologia Humanista, onde estudei abordagens como a Gestalt, Bioenergética e Psicologia Transpessoal, incorporando todo esse conhecimento no meu trabalho, obtendo bons resultados, ajudando assim indivíduos, casais, famílias e comunidades.

Minha vocação pelo avanço a caminho do conhecimento humano, levou-me a trabalhar com índios mapuches na Argentina e depois vim para o Brasil, residir em Salvador, Bahia, onde fiquei por 16 anos. Durante esse período, aprofundei minhas pesquisas sobre espiritualidade, estados alterados de consciência, neurociências, me formei como Master Trainer em P.N.L. e outros caminhos que melhorassem a evolução humana.

Em 1995, fundei no Brasil, o Instituto Koziner, com ênfase em estudos e abordagens terapêuticas. Foi nessa fase que conheci o trabalho de Bert Hellinger,  criador das Constelações familiares Sistêmicas, que me abriu uma nova porta cientifica, como também trouxe a tona uma profunda síntese de tudo o que eu havia estudado e praticado até então, consegui assim realizar um verdadeiro “salto quântico” na abordagem terapêutica do sofrimento humano.

Hellinger mostra um caminho, através da Constelação Familiar, onde as portas se abrem em várias dimensões e ao transitarmos por cada uma delas, nos auxilia a avançar na direção da saúde, da vida, da criatividade e do amor.

Muitas das dificuldades pessoais, assim como problemas de relacionamento, são resultados de emaranhamentos nos sistemas familiares.

Depois de muito estudo e prática, agreguei a toda a minha experiência como psiquiatra, as Constelações Familiares Sistêmicas e esse processo terapêutico trouxe aos meus pacientes, alunos e clientes, resultados surpreendentes a conflitos que estavam emaranhados e confusos, conflitos que se arrastavam por anos e até gerações.

A abordagem terapêutica através das Constelações Familiares Sistêmicas atinge a raiz de um problema e simultaneamente, traz à tona a solução, na maioria das vezes em apenas uma sessão.

Nas Constelações Familiares, problemas individuais são vistos em um contexto mais amplo, dentro do sistema familiar e de uma forma atemporal, onde passado, presente e futuro coexistem no mesmo espaço: no “campo da constelação. ”O olhar “sistêmico” através da terapia se aprofunda e chega a várias gerações, é multidimensional e permite compreensões e soluções que estão além das crenças que temos de como as coisas são. Nos permite perceber “como um todo”: corpo, emoções, mente e espírito, trazendo a cada atendimento uma visão muito mais ampla e integrativa do que as abordagens fragmentadas, que foram ensinadas por separado, nas diferentes teorias psicológicas do século XX.

Hoje, em uma sessão de constelações, consigo obter um resultado que antigamente, com a utilização de técnicas convencionais talvez demorasse anos para conseguir um resultado similarmente satisfatório.

Eu me pergunto: Se eu só conhecesse a abordagem de constelações? Se eu não tivesse tido toda a experiência anterior? Se eu não tivesse estudado e trabalhado tantos anos previamente? Teria os mesmos resultados?

Minha missão pessoal é construir pontes entre a ciência, a arte e a espiritualidade. Transito fluentemente por estas três áreas e tenho a profunda intuição que neste novo século, já estamos caminhando nesta direção.

Uma Constelações Familiar Sistêmica é uma experiência que está além das palavras da compreensão consciente, é um trabalho de cura que ocorre na alma humana, tanto no âmbito individual como no familiar.

Mario Koziner.

Médico argentino, especialista em Psiquiatria y Psicologia desde 1982.

Formado em Constelações familiares no “Centro Latinoamericano de

mariokoziner_externa-ALTA-250
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas” (Buenos Aires).

Formação Internacional com o criador da técnica Bert Hellinger.
É membro da rede mundial Hellinger Sciencia®.

Há 25 anos ministra palestras, workshops e cursos de formação para profissionais na área dos novos paradigmas das Neurociências.

Trabalha atualmente como constelador familiar e consultor sitêmico no Brasil e na Argentina.