Será que você sabe dar e receber do jeito certo? As constelações familiares não acontecem apenas num workshop. Elas são, principalmente, uma postura que adotamos em nosso dia a dia.
Em todas as circunstâncias, temos a oportunidade de colocar em prática os seus princípios; por exemplo, no simples ato de dar ou receber um presente. “Dar e tomar” – como Hellinger o definiu – é uma arte, uma dança na qual estamos constantemente nos equilibrando e desequilibrando com o outro.
Como presentear bem
É do senso comum dizer que devemos dar sem esperar nada em troca. Mas, ainda que não esperemos, quando recebemos sentimos, internamente, uma pressão para retribuir. Não é assim com você, quando ganha algo?
Então, se dermos um presente que o outro não pode retribuir, a tendência é que ele tenha uma reação um pouco diferente da que imaginamos. Daí, a famosa frase de Hellinger: “os pequenos presentes unem; os grandes, separam”.
A retribuição não significa dar um presente de igual ou maior valor material. Quais as consequências de fazer uma apaixonada declaração para alguém
que tem dificuldade de receber amor?
Aprendendo a tomar
As coisas, as palavras e os gestos são apenas coisas, palavras e gestos, até que alguém nos presenteie com eles. Então, eles se transformam.
“Tudo tem algum valor. Quando alguém me dá alguma coisa, ele me deseja algo de bom. Eu o tomo assim, porque me é dado por ele. Nesse momento tudo o que ele dá se torna [grifo nosso] valioso. Aquilo se transforma e, de repente, eu percebo: ‘Ah, isso também tem para mim algo de belo!’. É nisso que consiste o tomar”, explica Hellinger.
Permitir-se ser vulnerável
Quem reclama dar muito, mas receber pouco em troca, deve-se perguntar: será que aceito receber? Para que os “presentes” cheguem é preciso que nos reconheçamos vulneráveis, que precisamos do outro (claro, não de forma patológica). Um elogio. Você aceita ou imediatamente reage a ele com um típico: “imagine, são seus olhos…”?
Com esse princípio no coração, que tal ver agora nossas dicas de presente? Sugerimos 10 opções de R$ 0 a R$ 397!
Saiba mais o equilíbrio nos relacionamentos com o professor Mario Koziner.