“Os netos são a celebração da continuidade da vida.”
(Eliane Dell’Omo)
Os cientistas dizem que sim. Eles analisaram imagens cerebrais de 50 avós e revelaram: há maior resposta neurológica quando elas veem fotos de seus netinhos. E a constelação diz o quê?
De acordo com um recente estudo americano conduzido por James Rilling, antropólogo e professor de ciências comportamentais na Emory University, em Atlanta, as avós apresentam uma resposta neurológica maior em áreas do cérebro relacionadas à afetividade quando expostas a fotos de seus netos, em comparação com a de outras pessoas (como nós, os filhos).
Cinquenta avós que mantinham bons relacionamentos com seus netos foram submetidas a exames de ressonância magnética funcional, que medem as mudanças no fluxo sanguíneo cerebral. O estudo, publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, utilizou essa abordagem para examinar a resposta neurológica das participantes quando expostas a fotos de seus netos.
“Este trabalho afirma que há mudanças cerebrais importantes nas pessoas que convivem com uma criança. Não é apenas o cérebro dos pais e parceiros que dão à luz a um novo alguém. Isso é empolgante”.
(Jodi Pawluski, neurocientista e terapeuta, entrevistado pela CNN)
Olhar da constelação
Pensando em um sistema familiar em que a ordem é respeitada, cada membro tem o seu lugar e postura correspondente. Então, os pais amam seus filhos no lugar de pais. E amam seus netos no lugar de avós. É um amor diferente, como diz a pesquisa? É maior ou menor?
Para a psicóloga e consteladora do Instituto Koziner, Eliane Dell’Omo, que tem três filhos e é avó de dois meninos pequenos, o amor de avós é mesmo um amor diferente, porque nasce em outro contexto.
“Quando temos filhos, estamos sob grande tensão e responsabilidade para criá-los, o que pode ser bastante desafiador. O amor incondicional que sentimos por eles vem acompanhado de muitos impactos emocionais, desde a gestação até o parto, pós-parto, criação e crescimento. Quando os netos chegam, é como um presente, uma recompensa por todo trabalho que tivemos. É um amor que se manifesta de forma lúdica, nos permite brincar, estar juntos e celebrar a continuidade da vida e da família. Os netos representam a família seguindo em frente, um momento belo e contemplativo”, explica Eliane.
E você, o que acha? Como sente o seu amor pelos netos e filhos? É diferente?