É o julgamento das emoções – e não as emoções em si – que causa o sofrimento.
– Iris Mauss
Um estudo publicado na revista Emotion reforçou o que outras pesquisas já apontavam: condenar nossas emoções negativas não só não nos liberta delas, como pode aumentar a baixa autoestima e a insatisfação na vida.
De acordo com os pesquisadores, pessoas que aceitam suas emoções desagradáveis como parte natural do ser humano, ao invés de reprimi-las, possuem mais chances de se saírem melhor no trabalho e nas relações.
Iris Mauss, psicóloga e coautora do estudo, disse que a maioria das pessoas ainda acredita que as emoções são ruins e que podem nos prejudicar. Segundo Mauss, é o julgamento das emoções – e não as emoções em si – que causa o sofrimento.
As emoções no sistema familiar
Por trás de todo padrão de sofrimento familiar que se repete por gerações, há também um legado de como as emoções são administradas.
“Em meu trabalho como professor e facilitador de terapia sistêmica – que considera não só o indivíduo, mas também todo o seu sistema familiar –, observo com frequência a dificuldade dos membros de um sistema familiar em aceitar a dor que provocam os conflitos familiares. Por quê? Porque não fomos educados emocionalmente para enfrentá-los”, observa o professor Mario.
Você já observou a herança das emoções em seu sistema e em como leva adiante esse legado? Se educa emocionalmente seus filhos, seguindo esse padrão?
O propósito das emoções
A jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal é enriquecida quando nos permitimos explorar e compreender nossas emoções mais profundas. Esse caminho é ainda mais fundamental para aqueles que querem seguir nas profissões de ajuda. No curso de formação em Constelação Familiar do Instituto Koziner, essa consciência emocional é valorizada desde o início.
Com ênfase no trabalho emocional, os alunos aprendem a reconhecer, acolher e aprender com suas emoções, desvendando ensinamentos preciosos e se autoconhecendo.
O Instituto Koziner convida você a embarcar nessa jornada transformadora – por meio de nossos cursos, livros, vídeos e demais conteúdos.
Confira no vídeo abaixo um trecho de uma aula do curso de Formação em Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas, no qual o professor Mario fala sobre o que é e como ter consciência emocional.
Você consegue aceitar suas emoções negativas?
É sempre um grande contentamento receber dos nossos mestres uma oportunidade de interagirmos.
Confesso que passei toda a minha vida aceitando minhas emoções negativas, tentando localiza-las dentro de mim, saber os porquês de suas origens, ao ponto de também aprofundar sobre aqueles que se colocavam como meus oponentes. Era como.morar na selva de mim mesma e construir um leão para para assumir o comando da própria selva.
Olá Rosane, bom dia! Tudo bem com você?
É muito importante observarmos a nós mesmos e entender os processos que já passamos e ainda podemos vivenciar.
Obrigada por sua partilha conosco e também, por acompanhar nossos conteúdos!