“Tomamos a vida como um todo à medida que tomamos nossa mãe.”
Bert Hellinger
Bert Hellinger abordou o tema do sucesso em muitos de seus livros. Ele não distinguia, entretanto, as áreas da família, da realização e da felicidade nos relacionamentos versus trabalho e profissão, como se estivessem separadas.
Para o pensador alemão, tanto família quanto o sucesso profissional “seguem as mesmas leis do êxito e fracasso, as mesmas leis da felicidade e da infelicidade, as mesmas leis e ordens na vida e no amor.”
Aqui estão algumas reflexões poderosas de Bert Hellinger sobre o sucesso, extraídas das páginas do livro “Êxito na vida, êxito na profissão” (ed. Atman).
Que essas palavras possam ser uma fonte de inspiração para você!
“Quando alguém rejeita sua mãe, rejeita também a vida, seu trabalho e sua profissão.”
“Inúteis são os sonhos sem o esforço para que se tornem realidade.”
“Nunca é inútil o agradecimento por um esforço. Ele leva adiante até o sucesso pleno.”
“Por mais valioso que tenha sido o anterior, o novo o supera.”
“O preconceito é um inimigo do novo.”
“Aquele que se adapta imediatamente tem sucesso, aquele que aposta de imediato no novo ao invés de se segurar no velho, mesmo que seja por um certo tempo. Aquele que hesita aqui cai para trás.”
“O sucesso que permanece e continua depende de que reconheçamos como estamos emaranhados amplamente nos movimentos da consciência e quantas vezes eles nos conduzem ao fracasso.”
“O tempo corre depressa, mas corre sem pressa. Ele sempre tem tempo: mais do que o suficiente. Nós também temos tempo, quando o acompanhamos.”
“Quanto mais deixamos de lado aquilo que, depois de certo tempo, torna‐se mais uma carga do que uma ajuda, tanto mais dispostos estaremos para o essencial.”
“Nossos êxitos são mais do que nossos êxitos. Para continuar, obrigam-nos a confiar em outras forças e a servir em sintonia com elas.”
“Quem se orgulha de suas conquistas, cuida delas. Cuida de seus êxitos, os conserva e os multiplica, sendo estimulado a conquistas maiores.”
“Como temos êxito na nossa vida? Quando o agora pode ser puramente agora, recolhido puramente em nossos pensamentos e no que nos é possível agora.”
“A primeira porta que se abriu para nós é o nascimento. Por essa porta entramos na vida, através de uma porta estreita e muitas vezes no limite de nossas forças. De repente, o nosso entorno fica amplo. Por que digo isso? O que quero dizer com isso? Cada êxito abre uma porta. Leva-nos de um estreitamento, através de um limite, para adiante, ao amplo. Por isso, não se deixa segurar. Nós o conservamos à medida que segue adiante. Se parar, acaba. Não existem êxitos velhos, somente novos.”
Saiba mais sobre o que significa o sucesso na visão sistêmica!